Imagem focando no dorso de uma mulher com roupas de academia fazendo um coração com a mão na região da barriga para ilustrar o tema da síndrome metabólica.

A síndrome metabólica é uma condição mais comum do que você pensa. Saiba mais sobre o assunto:

A síndrome metabólica (SM) é uma condição complexa e multifatorial que envolve um conjunto de alterações do seu metabolismo. Além disso, possui fatores de risco que aumentam as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e o envelhecimento precoce. Ficou interessado no assunto? Fica de olho nesse texto!

Quais são os sintomas da síndrome metabólica?

A SM é caracterizada pela presença de pelo menos três dos seguintes fatores de risco:

  • Obesidade abdominal;
  • Hipertensão arterial;
  • Níveis elevados de triglicerídeos;
  • Baixos níveis de colesterol HDL (o chamado colesterol “bom”);
  • Resistência à insulina.

A obesidade, principalmente a abdominal, se destaca entre uma das principais causas da síndrome metabólica. Sabe aquele acúmulo de gordura na barriga? Esse mesmo!

Qual a relação entre a alimentação e a síndrome?

A alimentação é ponto chave para se proteger ou acabar desenvolvendo a SM. Se sua ingestão calórica é maior do que o gasto, o acúmulo será transformado em gordura. Essa, por sua vez, irá gerar uma inflamação sistêmica e de baixo grau.

6 hábitos para evitar a síndrome metabólica

Silhueta de homem bebendo água para simbolizar os hábitos saudáveis que podem evitar a síndrome metabólica.

1. Gaste suas calorias!

O principal causador da SM é o excesso de energia acumulada. Faça exercício regularmente para que a máquina não enferruje!

2. Coma seus vegetais!

Além das fibras que regularizam o intestino, os vegetais possuem compostos antioxidantes e anti-inflamatórios fundamentais para o equilíbrio do corpo.

3. Evite carboidratos refinados e açúcares.

O aumento na insulina provocado por esses alimentos gera maior síntese de gordura e aumento nos níveis de estresse oxidativo.

4. Mais gorduras boas, menos industrializados!

Aumente seu consumo de alimentos como castanhas, sementes e peixes – essas gorduras controlarão a inflamação no seu organismo.

5. Controle o estresse e a ansiedade!

A saúde mental é aliada a saúde do corpo. O estresse desencadeia reações que catalisam o surgimento e piora da síndrome metabólica.

6. Esteja com exames em dia!

Além dessas recomendações, é importante ressaltar que o tratamento da síndrome metabólica requer uma abordagem multidisciplinar. Ou seja, envolve o acompanhamento de um médico, nutricionista, educador físico e outros profissionais de saúde, conforme necessário.

Considerações finais

Uma nutrição equilibrada é a porta de entrada para uma vida com mais qualidade. Por isso, faça exames regularmente para que problemas como a síndrome metabólica não se instaurem e prejudiquem sua saúde.

Cuide-se todos os dias!

By Dr. André Heibel

André Heibel (@andreheibel), nutricionista, mestre em bioquímica nutricional, professor de pós-graduação em nutrição funcional, fundador da equipe Genes (@genesnutricao), speaker e consultor científico da Nutrata.

Related Post

Deixe um comentário