Saiba como organizar a sua lista de compras de mercado mensal para garantir maior nutrição e evitar gastos.
Existem pequenos hábitos que podem nos ajudar a manter a boa nutrição e ainda economizar. Por exemplo, as compras de mercado para o mês.
Isso porque muitas vezes vamos às compras e saímos pegando tudo sem nenhum planejamento ou organização. Como consequência, pode haver desperdício e um déficit nutricional associado às más escolhas.
Sendo assim, a Head de nutrição da Nutrata, Camila Dias, elencou alguns passos importantes para te ajudar a planejar suas refeições. Vamos lá:
Como fazer uma boa lista de mercado?
Para fazer uma boa lista de mercado evitando desperdícios e garantindo melhor nutrição, é interessante seguir o passo a passo. Confira:
1º passo:
O primeiro passo é montar um “Planner Mensal” com o cardápio das principais refeições (almoço e jantar). Dessa forma, a organização da lista de compras será mais fácil.
Lembre-se sempre de variar o cardápio inserindo todos os grupos alimentares. No entanto, para uma orientação mais detalhada e personalizada, é importante consultar um profissional da área de nutrição.
2º passo:
Após a etapa de planejamento alimentar, é importante elaborar uma lista de compras que pode ser dividida em partes como o exemplo abaixo:
- Alimentos secos (mercearia, não perecíveis e conservas);
- Hortifrutigranjeiros (alimentos frescos, frutas, verduras e legumes);
- Açougue (carnes, frango, peixes e porco);
- Especiarias e temperos (orégano seco, manjericão seco, sal, canela em pó etc.);
- Suplementos alimentares (vitaminas, proteínas etc.).
Uma excelente ideia é contar com aplicativos de celular que auxiliam nessa gestão. Por exemplo, você pode fazer lista de compras com a Alexa da Amazon. Com ela, é possível adicionar itens a sua lista e, através do app, é possível fazer a gestão dos produtos.
Por fim, com a lista em mãos, você ganhará tempo, lembrará de todos os itens essenciais e evitará gastos desnecessários.
3º passo:
Mas uma boa compra não acaba por aí. Isso porque ainda existe uma etapa fundamental: manter as regras de higiene e segurança na hora das compras.
Por isso, faça a higienização imediata dos insumos a fim de garantir a segurança nutricional e evitar contaminação. Além disso, alguns alimentos podem ser congelados e já pré-preparados para evitar desperdícios e facilitar o dia a dia.
Vamos juntos ressignificar a cozinha e garantir maior nutrição o dia inteiro
Além de ser uma terapia, cozinhar é um ato de amor e união que pode reunir a família e resgatar receitas cheias de memória afetiva. Unir essa experiência a nutrição é ressignificar e transformar para melhor costumes que serão passados de geração para geração!
Assim, pequenos hábitos cotidianos têm o poder de transformar não só a sua relação com os alimentos, mas também sua qualidade de vida. Vamos juntos apoiar essa causa?