Praticar exercícios no verão pode ser um desafio. No entanto, há algumas dicas que podem ajudar a manter sua rotina. Confira:
O verão não é um impeditivo para a prática de exercícios. Pelo contrário, é importante se manter ativo durante o ano inteiro para garantir bom funcionamento do corpo. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados e respeitar seus próprios limites.
Além disso, consultar um médico para fazer um check-up antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental para evitar possíveis problemas. Confira no texto dicas para praticar exercícios no verão, conheça algumas modalidades de atividades interessantes para esse período do ano e saiba como a alimentação pode ajudar a melhorar seu rendimento:
Com as altas temperaturas do verão, nada melhor que gastar energia e se refrescar ao mesmo tempo. Algumas sugestões de esportes são:
Em qualquer das opções, é importante ter por perto um profissional para instruir a atividade ou salva-vidas.
Hoje em dia, as cidades possuem ciclovias que tornaram mais acessível pedalar até os lugares. No verão, essa é uma ótima ideia para se manter ativo. Sendo assim, tente ao menos uma vez ao dia trocar o carro pela bike e veja a diferença na sua rotina e disposição.
A caminhada e corrida são excelentes alternativas para começar a se exercitar no verão. Isso porque não necessitam de muitos equipamentos, apenas roupas e um par de tênis confortáveis. Hoje, há várias tecnologias que auxiliam esse esporte. No entanto, o ponto é que, para dar o primeiro passo, é simples e prático.
Atividades em grupo em praças, praias e clubes são ótimas para o verão. Isso porque promovem interação com outras pessoas, diversão e condicionamento físico. Essa é uma ótima ideia para aproveitar o tempo livre nesse período do ano.
Fabrício Buzatto, médico do esporte, afirma que o indicado é praticar atividades pela manhã, até às 9h, ou a tarde, a partir das 16h. É importante buscar climas mais amenos para evitar problemas como insolação.
Inchaço, câimbra, tontura, dor de cabeça, enjoo e temperaturas altas são alguns sintomas sentidos pela exposição ao calor. Por isso, é importante optar por horários com menor incidência solar.
O médico diz ainda que exercícios aquáticos ou em locais com ar-condicionado são uma excelente opção. Por isso, não é necessário evitar, mas sim fazer da maneira correta. Essa dica serve para realizar exercícios em qualquer estação do ano!
A hidratação é fundamental para manter o corpo funcionando bem, principalmente enquanto praticamos atividades físicas. Por isso, sempre tenha por perto uma garrafa de água.
Procure usar sempre peças leves e confortáveis que facilitam a respiração da pele e não atrapalhe a sua mobilidade. Ao ar livre, é importante utilizar roupas com fator de proteção solar.
Outro ponto importante são os calçados. Certifique-se de que o seu tênis ou bota estão no tamanho certo e sejam adequados para a atividade que você quer realizar.
A exposição ao sol em excesso pode causar diversos danos à pele. Por isso, fique atento aos melhores horários para praticar atividades físicas e passe sempre protetor solar para se proteger.
Independente da estação ou do clima, é importante descansar e respeitar seus limites. Por isso, lembre-se de sempre repor suas energias. Dessa forma, você estará melhor disposto e motivado para manter sua rotina de exercícios.
Com orientação profissional, você evita possíveis lesões e chega de forma mais assertiva aos seus objetivos. Sendo assim, faça uma avaliação médica e, com base nela, planeje seus exercícios com um educador físico.
É importante ressaltar que quando o assunto é dieta e plano alimentar, cada um tem necessidades individuais. No entanto, é possível enriquecer a rotina com alguns tipos de alimentos.
Chamamos a nossa Head de Nutrição, Camila Dias, para contar quais alimentos podem ser interessantes para os períodos mais quentes do ano. Confira:
São muito bem-vindos devido à alta quantidade de minerais em sua composição. Algumas frutas como a melancia, melão, abacaxi e uva, além de refrescantes, também contém mais teor de água, contribuindo para a hidratação. Legumes crus, além de serem ricos em fibras, também contém vitaminas e minerais na composição.
Como exemplo, peixes e frango. No calor, alimentos gordurosos, cuja digestibilidade demanda mais esforço, podem comprometer nossa energia e rendimento. Por isso, prefira opções de proteínas mais leves.
É um alimento muito legal para os dias mais quentes. Isso porque é um repositor eletrolítico natural. Sendo assim, auxilia na hidratação e reposição de eletrólitos que eliminamos no suor.
No verão e no ano inteiro: promova uma vida nutritiva, ativa e repleta de hábitos saudáveis. A equipe Nutrata trabalha diariamente para oferecer suplementos saborosos e de máxima qualidade. Clique aqui e confira!
Marca de suplementos reconhecida por SABOR, QUALIDADE e NUTRIÇÃO.
Other posts by Equipe Nutrata
Leave a reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.