Emagrecer é o objetivo de muitas pessoas. No entanto, há muita desinformação que pode prejudicar esse processo. Conheça alguns mitos e verdades sobre emagrecimento:
Para emagrecer com saúde, é preciso encontrar caminhos seguros e saudáveis. Sendo assim, o primeiro passo é entender que o emagrecimento vai muito além do simples controle de calorias.
Isso porque a alimentação é também consequência das estruturas sociais, segundo a abordagem da nutrição comportamental. Nesse viés, é importante mudar hábitos alimentares e inserir exercícios físicos no dia a dia.
Além disso, o emagrecimento saudável é um processo que deve envolver profissionais da área da saúde para que os resultados sejam efetivos. Dessa forma, é possível não só emagrecer, como também ter uma rotina mais saudável e equilibrada.
Saiba mais:
Mitos e verdades: desvendando o emagrecimento saudável
É preciso comer de 3 em 3 horas.
Mito!
O Dr. Thiago Viana, médico ortopedista e pós-graduado em medicina esportiva, afirmou em artigo para o portal Terra que não há evidências científicas que comprovem essa afirmação. Segundo ele, é mais importante a quantidade total de calorias consumidas ao longo do dia e qualidade dos alimentos.
A estratégia utilizada pode variar a depender do tipo de pessoa. Por exemplo, talvez seja interessante fazer refeições menores, porém mais frequentes. Por isso, é fundamental contar com o auxílio de um médico ou nutricionista.
Beber água ajuda a emagrecer.
Verdade!
A hidratação é fundamental no processo de emagrecimento. No artigo “Beber água pode melhorar sua rotina”, explicamos todos os benefícios da água para nosso organismo. Clique aqui e leia na íntegra!
Segundo o nutricionista Matheus Motta no portal de notícias Metrópole, 60% do corpo humano é composto por água. Por isso, a hidratação auxilia no seu funcionamento, garantindo melhor desempenho de todos os órgãos e músculos.
Além disso, o consumo age no funcionamento do metabolismo. Dessa forma, facilita a queima de gorduras e perda de peso através da sua aceleração. O nutricionista afirma ainda que a água pode facilitar a prática de exercícios físicos, além de reduzir o apetite. Assim, tem um efeito direto e positivo no emagrecimento.
Emagrecer é só fechar a boca.
É possível emagrecer com banana.
Depende!
As redes sociais muitas vezes são inundadas com truques miraculosos para perda de peso. Nesse sentido, a dieta da banana surgiu em 2008 no Japão e ainda é muito difundida.
O truque consiste em comer apenas bananas no café da manhã e tomar um copo d’água morno ou em temperatura ambiente meia hora após a ingestão. Nesse sentido, a ideia é que essa prática prolonga a sensação de saciedade. Contudo, não há comprovações científicas que justifiquem a adoção do método.
Outro hábito envolvendo a banana é o consumo de chá de banana. Porém, assim como aponta a nutricionista Bettina Del Pino, não há estudos que confirmam o efeito emagrecedor do chá.
Por fim, ainda que faça bem a saúde, não existe nada que garanta o efeito emagrecedor da banana. No geral, é importante variar as fontes de nutrientes e construir com um profissional da saúde um plano alimentar variado.
Dormir bem emagrece.
Verdade!
Sono e alimentação tem tudo a ver. Sendo assim, essa é uma via de mão dupla: uma alimentação ruim pode diretamente prejudicar seu sono. Por outro lado, uma noite mal dormida pode também impactar na forma que você lida com o alimento.
O Dr. André Heibel fala mais sobre esse assunto no artigo para blog da Nutrata “Seu sono pode estar afetando sua dieta”. Clique aqui e leia na íntegra!
Conte com acompanhamento profissional no emagrecimento
Nunca se esqueça de consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de perda de peso ou adotar novos hábitos alimentares. Afinal, cada pessoa é única, e o que funciona para um indivíduo pode não ser adequado para outro.
Dietas mirabolantes sempre estiveram no imaginário da sociedade. No entanto, além de perigosas e pouco eficazes, podem resultar no desencadeamento de disfunções e transtornos alimentares e outros problemas.
Por isso, evite iniciar restrições, jejuns e dietas muito rigorosas por conta própria. Quando o assunto é emagrecimento, a melhor dica é contar com auxílio profissional para montar um plano alimentar saudável. Dessa forma, você obtém resultados duradouros sem comprometer sua saúde.