Entenda como beber água na quantidade correta é fundamental para o funcionamento adequado do nosso organismo.
Beber água é uma necessidade humana, assim como comer ou respirar. No entanto, não é hábito para muitas pessoas diferente das outras atividades. O resultado disso é normalizar ou responsabilizar outros agentes pelos sintomas da desidratação. Assim, você pode melhorar a sua saúde e diversos outras partes da sua vida somente bebendo mais água.
A nutricionista Camila Leonel, formada na Unifesp, falou sobre o assunto. Segundo ela, o corpo humano perde por volta de 2 litros de água através da transpiração, urina e outras atividades dentro de 24 horas. Por isso, é preciso beber água na quantidade correta para ter um dia a dia mais saudável.
Saiba mais sobre a importância da hidratação:
A água é responsável por distribuir nutrientes como as vitaminas, oxigênio, minerais e glicose para as células. Dessa forma, é fundamental para o funcionamento do nosso organismo.
No entanto, como não produzimos água, precisamos consumir através de líquidos e até alimentos. Isso significa que somos responsáveis por manter nossa hidratação.
Depende!
Muitos profissionais da saúde acreditam que um adulto precisa beber cerca de 2 litros. No entanto, essa quantidade depende de diversos fatores, bem como peso e idade.
Segundo o Dr. Drauzio Varella, se o dia estiver frio, você vai precisar tomar menos água que em um dia quente. Ou ainda, se estiver trabalhando no escritório, vai perder menos água que praticando alguma atividade física.
De acordo com o doutor, uma regra prática é olhar a cor da urina. Se estiver amarelada, é provável que seu corpo esteja desidratado. Além disso, procure monitorar a balança. Vejamos uma hipótese:
Imagine que você entra para trabalhar às 8h e sai ao meio dia para almoçar. Escolha um dia para passar esse período sem beber água. Antes do seu horário, confira o seu peso em uma balança. Ao sair para o almoço, pese novamente. A quantidade que tiver reduzido é a quantidade que você precisa repor.
É importante reconhecer todos os sinais de desidratação. Por isso, fique atento ao perceber os seguintes sintomas:
Você já ouviu falar que tudo em excesso faz mal? Com a água não é diferente!
Beber água em excesso pode causar hiponatremia. Ou seja, um desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio.
Os sintomas de hiponatremia são:
Por isso, é importante que a hidratação seja feita na medida certa para que seu organismo funcione de maneira adequada.
A hidratação das células é importante para que a absorção de nutrientes e oxigênio ocorra de forma adequada. Isso porque é a água que conduz os nutrientes para dentro das células.
É preciso consumir água e fibras para que a saúde do seu intestino esteja em dia. A água auxilia em todo o processo de formação e eliminação de fezes, evitando o ressecamento e constipação.
A hidratação auxilia no processo de filtragem de sangue, pois ajuda a eliminar toxinas e resíduos. Além disso, a água aumenta a produção de urina, evitando a formação de pedras nos rins.
A água deixa o sangue menos espesso e evita a coagulação. Isso ajuda a manter a frequência cardíaca e pressão arterial reguladas, tornando a circulação mais fluida.
Ao auxiliar na eliminação de toxinas do organismo, participa também do transporte de vitaminas A e C, colágeno e outros nutrientes que ajudam a manter a hidratação da pele. Por isso, beber água é um bom remédio para flacidez, rugas e celulite.
Ao praticar atividades físicas de alta intensidade, é preciso produzir mais energia do que o normal. Por isso, são necessários mais nutrientes para o funcionamento adequado do metabolismo energético.
É nesse cenário que a água age, já que uma de suas funções é o transporte nutricional e de oxigênio. Além disso, a água regula a temperatura corporal, mantendo o desempenho do esportista.
A hidratação correta auxilia o corpo a executar reações metabólicas que ajudam na perda de peso, bem como a melhora no processo de digestão.
Tenha sempre uma garrafinha de água para evitar ficar longos períodos sem se hidratar.
Varie a sua dieta com frutas, vegetais, sopas, água de coco, chás e outras alternativas saudáveis. Assim, você vai se manter hidratado de diferentes formas.
Se você tem horários para comer, por que não tem para beber água? Associe a hidratação a momentos específicos da sua rotina, bem como ao acordar ou dormir.
Ganhar um novo hábito não é uma tarefa fácil. Mas não desista! Utilize lembretes para tomar um copo d’água, alarmes e até aplicativos para smartphone. Desse modo, você pode monitorar a quantidade de água que você consome no dia.
A sede é o primeiro sinal da desidratação. Por isso, não espere seu corpo chegar nos níveis reserva de água. Mantenha-se hidratado o dia inteiro!
E aí, já tomou água hoje?
Marca de suplementos reconhecida por SABOR, QUALIDADE e NUTRIÇÃO.