5 estratégias para manter uma rotina saudável e calma

Para simbolizar rotina, pessoa sentada a mesa escrevendo em uma agenda com um bloco de notas ao lado. Na outra mão, está segurando uma caneca cinza escuro. Na mesa, um bowl com maçãs verdes e um prato com croissants.

Melhorar hábitos e ter uma rotina saudável é o desejo de muitas pessoas. Confira 5 estratégias para ter uma vida mais equilibrada:

Nossa saúde é o reflexo das nossas ações e atitudes diárias nos planos físico e mental. Por isso, uma coisa não está disassociada da outra. Se você está bem fisicamente, mas está desequilibrado(a) mentalmente, o corpo reagirá a isso. O mesmo vale para o contrário.

Hoje em dia, muito se fala sobre “rotina” e “hábitos saudáveis”, tudo retratado com fotos belíssimas de uma vida perfeita. Mas como conseguir conciliar tudo isso com uma rotina estressante, principalmente nos grandes centros, onde a concorrência é teoricamente maior?

A boa notícia é que há meios de conseguir o tão sonhado equilíbrio, sem que você abra mão da sua rotina diária. A seguir, damos algumas dicas fáceis para um dia a dia mais saudável e também mais calmo.

Comece a melhorar sua rotina com essas 5 estratégias

Pessoa ajoelhada com roupa de praticar atividades físicas amarrando o tênis. Ao lado dela, uma garrafa d'água preta e um halter. No fundo, é possível ver um sofá e um rack, indicando que a atividade está sendo feita dentro de casa e faz parte da rotina da pessoa.

Alongamento

Você não precisa gostar de academia, basta ter uma disciplina mínima para se movimentar em casa, começando com pequenos exercícios. Para isso, use o que estiver por perto como apoio: sofá, poltrona ou estante. Comece pela parte de cima: pescoço (movimentos laterais e circulares) e braços (em todas as direções).

Depois passe para os movimentos giratórios de tórax e cintura. Por fim, quadris e pernas, estique-se até o seu limite atual, sem forçar, por algumas vezes. Pegue seu pé e tente encostar no glúteo e, por fim, fique na ponta dos pés o máximo que conseguir para forçar a panturrilha.

Repita tudo até sentir que está bom para o seu ritmo. Só com esses alongamentos básicos e simples você já promove a queima de algumas calorias.

Dormir bem

Após o alongamento, o ideal é tomar um banho relaxante e ir para a cama. Mas lembre-se de ficar longe do celular!

Os aparelhos eletrônicos provocam uma atividade cerebral em alto nível. O ideal é que você tenha um “processo de sono”, que evita o sono fragmentado ou superficial e faz você atingir a camada mais profunda do descanso, pois é isso que nos revigora e nos dá energia para o dia seguinte.

Desvie a atenção dos aparelhos luminosos (smartphones, tablets, laptops) com outro tipo de leitura, como o livro. Ele não traz a última notícia do dia e, acredite, isso é muito bom. Porque a notícia (ou o dado) mais recente vai fazer você pensar a respeito, alimentando ainda mais o seu raciocínio e os impulsos cerebrais.

O livro, ao contrário, te transportará para um outro lugar: o caminho ideal para o conforto. Além disso, não coma nada pesado antes de dormir, uma metade de mamão papaia é uma boa pedida. Uma banana pequena também vai bem: bananas contêm triptofano e magnésio, que funcionam como um sedativo natural.

Café da manhã sem café

Você sabia que o café age fortemente no nosso físico? Ele pode trazer dor de cabeça e irritação ao longo do dia. Além disso, ele estimula o fluxo de hormônios que causam estresse, irritabilidade, ansiedade, insônia e tensão muscular. O café é um acelerador nato e você pode tentar substituí-lo por opções mais saudáveis, como o chá.

Apenas saiba que o chá preto tem cafeína, então prefira os que são feitos de alecrim, camomila, melissa e passiflora, eles têm propriedades calmantes que ajudam o nosso organismo a relaxar, proporcionando calma e paciência.

Você pode tomar chá algumas vezes ao dia, em geral, o recomendado é o consumo de, no máximo, 600 ml de chá diariamente (três a cinco xícaras) e ele deve ser apreciado no mesmo dia do seu preparo. Essa é a melhor alternativa para preservar o bom funcionamento do seu organismo.

Alimentação saudável

Na hora do almoço, procure ter o máximo de equilíbrio possível! Controle a quantidade e qualidade dos alimentos. Priorize a salada verde, os legumes e os grãos, você não precisa abrir mão dos doces, mas a palavra de ordem neste momento é “moderação”.

Cada grupo alimentar tem sua função específica, e entender a correta proporção necessária para o bom funcionamento do organismo é fundamental. Para isso, o ideal é eliminar os alimentos industrializados que contêm muitos aditivos, conservantes e gorduras, além de serem ultraprocessados, o que traz grande perda dos seus nutrientes.

Se no almoço você deu uma escapada, no jantar inclua grãos integrais, frutas, castanhas, vegetais, carnes brancas ou leite vegetal. Tente não acompanhar as refeições com bebidas, para evitar a diluição do suco gástrico.

Cuide da mente

A meditação é um hábito saudável que contribui para melhorar a saúde mental, organizar os pensamentos e estabelecer uma intenção consciente. Você pode fazer pela manhã, antes de dormir ou em qualquer momento do dia.

A meditação é útil na redução do estresse, na diminuição da resposta inflamatória e na diminuição do chamado “mal do século”: a ansiedade. As preocupações do seu dia a dia não vão sumir, mas você vai lidar melhor com elas, com mais calma, equilíbrio e uma energia boa.

O tempo ideal é de 10 a 15 minutos e o segredo está na respiração, pausada, sem pressa, um pouco mais funda (para oxigenar as células), de uma forma que lembre muito a respiração dos bebês, com o diafragma.

A palavra-chave é equilíbrio

Ao final, não esqueça de incluir um tempinho para agradecer pelas suas conquistas. Essa é uma forma de aumentar a empatia e a diminuir a tensão. Mas lembre-se: não adianta nada praticar a meditação e depois buzinar para o carro da frente, assim que o semáforo abrir. Equilíbrio é tudo, em qualquer hora do dia.

By Equipe Nutrata

Marca de suplementos reconhecida por SABOR, QUALIDADE e NUTRIÇÃO.

Related Post

Deixe um comentário