Conheça alguns mitos e verdades sobre o whey protein e saiba como a proteína do soro do leite pode ajudar sua saúde
Mito ou verdade?
“É possível tomar whey sem estar indo na academia.”
VERDADE. O whey protein é um suplemento nutricional que auxilia no aporte proteico diário. Por isso, é um excelente complemento para diversos tipos de dieta, você fazendo musculação ou não.
“Intolerantes à lactose não podem suplementar whey protein.”
MITO. O whey isolado é uma opção viável para pessoas intolerantes à lactose. Isso porque a proteína isolada apresenta um maior teor proteico e mínima concentração de lactose e gordura derivadas do leite. Dessa forma, gera maior segurança para pessoas que sofrem desse problema.
No entanto, é preciso enfatizar a importância de consultar um profissional especializado. Assim, será possível analisar o seu caso em específico.
“Whey protein engorda.”
DEPENDE. É verdade que se você estiver ingerindo calorias em excesso e começar a suplementar a proteína do soro do leite, o resultado vai ser o aumento do peso. No entanto, é errado afirmar que o suplemento provoca aumento de peso por si só.
Além disso, quando somado a musculação, o whey auxilia no aumento da massa muscular. Dessa forma, a taxa metabólica basal melhora, o que favorece o emagrecimento.
Por isso, utilize o suplemento de forma estratégica para atingir os resultados que deseja. Por fim, não se esqueça de contar com opinião profissional.
“Whey pode causar problemas no rim.”
DEPENDE. Segundo o Prof. Dr. Carlos Machado, clínico geral especialista em Medicina Preventiva e Nefrologista, é preciso tomar cuidado com a suplementação de vitaminas, proteínas e outros. Isso porque esses elementos dependem dos rins para serem eliminados, podendo sobrecarregá-los.
No entanto, casos de cálculos renais, intoxicações e insuficiência renal estão mais ligados ao consumo indevido por pessoas que já apresentam problemas nos rins ou possuem hábitos alimentares inadequados. Por isso, é fundamental entender qual é a medida ideal para suplementar de forma correta.
“Whey protein é tudo igual.”
MITO. Além de existirem diversos tipos de filtragem, bem como concentrado e isolado, há também diferentes modos de extração da proteína do soro do leite. Nesses casos, é possível encontrar o processamento da proteína por troca iônica, procedimento químico, ou pela Filtração Cruzada (CFM), procedimento físico.
Por isso, é errado dizer que whey é tudo igual. Conte acima de tudo com marcas que se comprometem tanto com a qualidade quanto com o sabor. Esse é um fator importante, afinal, você precisará consumir o produto todos os dias. Se possuir um gosto bom, será fácil até mesmo tomá-lo somente com água.
Para ajudá-los a decidir qual o melhor whey protein, preparamos um artigo completo. Clique aqui e confira!
“Whey hidrolisado é melhor do que os outros”
MITO. Os três tipos de whey – concentrado, isolado e hidrolisado – passam por tipos diferentes de filtragem. Por isso, cada uma resulta em um produto que é melhor para objetivos e pessoas diferentes. Porém, isso não significa que um seja melhor do que o outro. Veja mais:
- O concentrado é indicado para quem busca ganho de massa muscular e redução calórica.
- O isolado possui uma filtragem mais complexa e é indicado para pessoas com intolerância à lactose.
- O hidrolisado passa pela hidrólise além da filtragem, gerando um suplemento com maior digestibilidade.
“Posso usar whey protein em dieta para emagrecimento”
VERDADE. O whey pode ser utilizado de forma estratégica para vários fins, inclusive emagrecimento. Nesses casos, o suplemento auxilia na redução de ingestão de alimentos mais calóricos.
Em um artigo publicado pela The Obesity Society, foi constatado que o whey protein pode ajudar na redução de até 10% da gordura corporal no curto período de 3 a 6 meses. Na pesquisa, foram observadas mulheres com obesidade.
Por isso, é importante consultar um profissional especializado para ajudá-lo a montar uma dieta que converse com os seus objetivos. Esse é sempre o primeiro passo!
“Whey protein é anabolizante ou bomba”
MITO. O whey protein é um suplemento alimentar que complementa diversos tipos de dieta com proteínas de alto valor biológico. Essa confusão é feita porque esses macronutrientes exercem funções anabólicas no organismo. Em outras palavras, eles estimulam a síntese de moléculas complexas.
No entanto, geralmente, anabolizantes são obtidos a partir de hormônios esteroides. Por isso, quando você ouvir falar que whey é bomba, você já sabe a resposta. Na verdade, esse é um suplemento concentrado de proteínas do soro do leite com efeito anabólico.
“Whey protein dá espinha”
DEPENDE. Em alguns casos, o consumo de whey pode aumentar as espinhas em pessoas com predisposição. Para solucionar o problema, uma excelente ideia é utilizar suplementos proteicos de origem vegetal.
“Existe whey vegano”
MITO. O whey protein é exclusivamente a proteína extraída do soro do leite, um produto de origem animal. Por isso, soluções proteicas à base de planta são, na verdade, chamadas de proteína vegetal.
Quer saber mais sobre suplementos proteicos plant based e seus benefícios? Clique aqui e confira!
“Idosos podem tomar whey protein”
VERDADE. O whey protein é um grande aliado no tratamento de sarcopenia. Essa é uma síndrome caracterizada pela redução da força e massa muscular e é comum em idosos.
A suplementação de proteína auxilia na redução da inflamação do tecido muscular, revertendo os sintomas. Por isso, o whey é sim indicado para idosos com a devida orientação de um médico ou nutricionista.
Whey protein como você nunca viu
A Nutrata possui um portfólio completo de whey protein para atender a todos os paladares e necessidades. Nosso maior objetivo é ajudá-lo a atingir seus objetivos com máxima excelência.
Ficou curioso para conferir? Clique aqui e conheça!