Suplementos são só para quem treina?
Quando você ouve falar em suplementos nutricionais, logo pensa: “coisa de musculosos de academia ou de quem pratica um esporte pesado”, não é mesmo? Nada disso! Os suplementos podem ser aliados poderosos da sua saúde e boa forma.
A verdade é que o organismo humano nem sempre produz todos os nutrientes que necessita. Por isso, além de uma alimentação balanceada, muitas vezes a suplementação é necessária para garantir o equilíbrio e o corpo dos sonhos.
Pensando nisso, elencamos os principais benefícios e indicações para o consumo de suplementos alimentares. Continue essa leitura e confira a importância deles nas mais variadas dietas.
O que são suplementos nutricionais?
Os suplementos alimentares são basicamente uma fonte concentrada de certos nutrientes que o corpo humano necessita. Nesse sentido, as substâncias variam entre, por exemplo:
- Vitaminas;
- Fibras;
- Minerais;
- Aminoácidos;
- Proteínas;
- Ácidos graxos;
- Probióticos;
- Fitoesteróis;
- Carotenóides.
Com a variedade do mercado atual, é possível encontrar suplementos de forma sólida, semissólida e também líquida. Como exemplo, as cápsulas, tabletes, pastilhas mastigáveis, granulados, aerossol, drágeas, líquidos e suspensões.
Para que servem?
O efeito do suplemento depende da composição. Como consequência, tem um impacto direto no funcionamento metabólico e fisiológico do organismo. Por isso, especialistas recomendam esses produtos quando há baixo consumo ou incapacidade de produção de determinados nutrientes.
Há situações em que a alimentação não satisfaz sozinha certas demandas nutricionais. O resultado é um impacto no desempenho físico e mental individual. Para suprir esse déficit, os suplementos são necessários.
Como o nome sugere, os suplementos não substituem os benefícios dos alimentos. Na verdade, eles são complementares. Por isso, a alimentação saudável e equilibrada é ainda fundamental para a saúde.
Quando utilizar?
Existem suplementos melhores para ciclos específicos da vida. Por exemplo, a gestação requer alguns nutrientes que o corpo não produz, como o ácido fólico, ômega 3 e vitamina B6. Por isso, é necessário certo cuidado com a suplementação.
Outro exemplo é a menopausa (mulher) e a andropausa (homem). Nesses casos, pode ser importante a suplementação de vitamina E, cálcio e ácido fólico, pois o organismo passa a ter dificuldade para absorvê-los.
Suplemento é só para quem treina?
Os suplementos podem suprir demandas de pessoas fisicamente ativas ou não. Isso porque todo organismo necessita de micro ou macronutrientes, que nem sempre são adquiridos somente com uma alimentação equilibrada.
No entanto, cada indivíduo possui um metabolismo e necessidades particulares. Além disso, cada rotina tem o seu próprio ritmo.
Os objetivos para tomar suplementos podem variar. Por exemplo, existem produtos desenvolvidos para auxiliar dietas para:
- Perder gordura;
- Ganhar massa magra;
- Favorecer hipertrofia;
- Enriquecer dietas veganas.
O exemplo mais clássico é o whey protein. Esse suplemento é muitas vezes relacionado a academia e musculação. No entanto, pode ser uma ótima solução para outros públicos.
Um pouco mais sobre o whey protein
O whey protein é um suplemento nutricional que auxilia no aporte proteico diário. Sendo assim, ele se encaixa em diversos tipos de dietas, você fazendo musculação ou não.
Ele reúne proteínas de alto valor biológico. Isto é, contém aminoácidos responsáveis por constituir proteínas que o nosso organismo é incapaz de produzir.
Para fins de comparação, podemos observar o leite e o whey. No primeiro, são encontrados 20% de proteínas. Já no segundo, pode variar entre 35% e 90% na composição.
Importância de suplementar
Todos os organismos possuem necessidades nutricionais. No entanto, isso pode variar de indivíduo para indivíduo. Nesse contexto, a suplementação desempenha um papel único.
Além de manter a forma, uma suplementação feita de maneira correta favorece o bom funcionamento do organismo. Sendo assim, pode agir na melhoria da imunidade natural e deixar o corpo mais forte.
É necessário lembrar que o acompanhamento de um médico e/ou nutricionista é de fundamental importância. Afinal, é através dos exames de rotina e avaliação física que a dieta ideal para seus objetivos pessoais pode ser definida.