Entenda quais os métodos de extração da proteína do soro de leite e como saber se você está comprando o melhor whey protein do mercado.

O whey protein é um suplemento alimentar de proteína extraído do soro do leite. Esse produto é composto por aminoácidos essenciais para o corpo humano, bem como a leucina, BCAA, glutamina e antioxidantes. Juntos, eles auxiliam na construção de massa muscular e condicionamento físico para ter mais energia no dia a dia e durante atividades físicas.  

Hoje em dia, é possível encontrar três tipos de whey protein, sendo eles:  

  • Whey Protein Concentrado (WPC): filtragem leve com concentração de proteínas ligeiramente menor e maior quantidade de carboidratos, gorduras e lactose.
  • Whey Protein Isolado (WPI): filtragem mais elaborada com grande concentração de proteínas, além de uma quantidade mínima de carboidratos, gorduras e lactose.
  • Whey Protein Isolado e Hidrolisado (H-WPI): além do processo de filtragem, passa também pela hidrólise, responsável pela quebra das cadeias proteicas, gerando um suplemento com melhor digestibilidade. 

Todos esses já estão disponíveis no mercado em diversos sabores. Porém, antes de tudo, é fundamental se atentar à técnica de extração da proteína para saber se você está consumindo de fato o melhor whey protein

Como a proteína whey é processada?

Entre diversas tecnologias para extração do whey protein, existem duas técnicas mais conhecidas. Vejamos: 

Ion Exchange ou Troca Iônica

 Durante o processamento, são adicionados sais junto ao whey, gerando reações químicas para ajudar na filtração e remoção da lactose. Apesar de ser um procedimento mais barato, algumas frações da proteína são destruídas e alguns aminoácidos desnaturados, perdendo a sua função. 

Nesse processo, 96% da proteína é filtrada, mas, para que isso ocorra, o valor biológico do nutriente é comprometido, pois há um aumento da concentração da sua parte mais alergênica e uma diminuição da parte funcional. Isso significa que, além de prejudicar a integridade da substância, é reduzida também a sua eficiência.  

Por fim, muitas empresas reforçam que o processamento químico gera um produto final com menos gordura e lactose. No entanto, é importante ter em mente que o resultado final da troca iônica é um whey protein menos eficaz, mais comprometido e com teor maior de sódio em função dos sais utilizados.

Cross-flow Microfiltration (CFM) ou Filtração Cruzada

O Cross-flow Microfiltration (CFM), também conhecida como Microfiltração por Fluxo Cruzado ou Filtração Cruzada, é um processo 100% físico e natural. Isso significa que tanto a integridade quanto a pureza da proteína são garantidas, tendo como resultado final um whey com qualidade muito superior.  

Nesse processo, a filtragem proteica é mecânica e ocorre em baixas temperaturas. O produto passa por vários tipos de filtros de cerâmica para remover gordura, lactose, proteínas desnaturadas e outras partículas que podem comprometer o whey. Apesar de o processo ser mais demorado, é também mais minucioso, garantindo:  

  • Menos sódio; 
  • Maior concentração de glicomacropeptídeos, substâncias que modulam hormônios que controlam nosso apetite, sistema imunológico e saúde intestinal; 
  • Imunoglobulinas ou anticorpos que influenciam no equilíbrio do nosso sistema imunológico. 

Por não utilizar aditivos químicos para filtração, as frações quebradas de proteína se mantêm bioativas ou, em outras palavras, não sofrem desnaturação, assegurando sua funcionalidade biológica. Assim, fica fácil entender como os produtos que carregam o selo CFM são muito mais eficientes e, sem dúvidas, os melhores do mercado. 

Os 4 benefícios de consumir whey protein com selo CFM

Proteína de maior qualidade

A filtração cruzada é um procedimento minucioso que garante que a proteína mantenha sua funcionalidade biológica. Além de passar por filtros que removem substâncias pouco eficazes, aumenta também a concentração de nutrientes de maior qualidade.  

Melhor perfil de aminoácidos

Da mesma forma que a filtração cruzada garante proteínas de maior qualidade, também tem como resultado final melhor perfil de aminoácidos. Dessa forma, não compromete a funcionalidade biológica dos elementos e nutrientes presentes em sua composição.

Sem processos químicos

Por ser um procedimento 100% físico, a filtração cruzada é responsável por produzir um whey livre de resíduos químicos. Assim, as proteínas não perdem sua qualidade ao longo do processamento. 

Mais cálcio e menos sódio

Por não precisar de sais para extrair a proteína, essa filtração garante menos sódio e mais cálcio, nutriente importantíssimo para o bom funcionamento do nosso organismo.

O selo CFM é o segredo para comprar somente os melhores whey protein do mercado

Cross-flow Microfiltration (CFM), Microfiltração por Fluxo Cruzado ou Filtração Cruzada é a abordagem de ouro para produzir whey protein de máxima qualidade. Por isso, a dica principal para acertar na hora de comprar o seu suplemento é buscar na embalagem do produto pelo selo CFM.  
 
A Nutrata é uma empresa que busca constantemente por inovação e qualidade em produtos que unem sabor, nutrição e praticidade. Toda a seleção de whey protein da empresa conta com o selo CFM, garantindo a mais alta tecnologia para produzir uma proteína pura e eficaz. 

Pare de perder tempo com soluções de baixa qualidade e veja a sua suplementação alimentar melhorar com a Nutrata!

Clique aqui para conhecer as soluções Nutrata e comece hoje mesmo a melhorar sua alimentação com máximo sabor, praticidade e qualidade!  

Banner com linhas de whey protein da Nutrata e o texto "A melhor linha de whey protein com a qualidade do selo CFM."

By Equipe Nutrata

Marca de suplementos reconhecida por SABOR, QUALIDADE e NUTRIÇÃO.

Related Post

Deixe um comentário