Muitas vezes os suplementos são atrelados a uma vida fisicamente ativa. Mas ela tem muitas outras funções! Saiba mais:
Muitas vezes suplementos nutricionais são relacionados a pessoas que praticam exercícios físicos. Mas nada disso! Os suplementos podem ser aliados poderosos da saúde e boa forma independente do contexto.
A verdade é que o organismo humano nem sempre produz todos os nutrientes que necessita. Por isso, além de uma alimentação balanceada, muitas vezes a suplementação também é primordial para garantir bem-estar e qualidade de vida.
Pensando nisso, elencamos os principais benefícios e indicações para o consumo de suplementos alimentares. Saiba mais:
O que são suplementos nutricionais?
Os suplementos alimentares são uma fonte concentrada de determinados nutrientes que o corpo humano necessita. As substâncias variam entre, por exemplo:
- Vitaminas;
- Fibras;
- Minerais;
- Aminoácidos;
- Proteínas;
- Ácidos Graxos;
- Probióticos;
- Fitoesteróis;
- Carotenóides.
Com tamanha variedade no mercado atual, é possível encontrar suplementos de forma sólida, semi-sólida e também líquida. Entre eles estão as cápsulas, tabletes, pastilhas, mastigáveis, granulados, aerosol, drágeas, líquidos e suspensões.
Função dos suplementos
A função do suplemento depende da sua composição. Isso impacta diretamente no funcionamento metabólico e fisiológico do organismo. Por isso, a recomendação é utilizá-los em caso de ingestão insuficiente ou incapacidade de produzir determinados nutrientes.
Existem situações em que o alimento não consegue suprir a demanda do organismo em determinados nutrientes. Consequentemente, pode impactar no desempenho físico e mental. Sendo assim, os suplementos são alternativas interessantes para suprir esse déficit.
É necessário lembrar que os suplementos não substituem os nutrientes presentes nos alimentos, mas sim os complementam. Por isso, a alimentação saudável e equilibrada permanece fundamental para a saúde.
Quando utilizar?
Existem suplementos ideais para diferentes ciclos da vida. Por exemplo, a gestação requer alguns nutrientes que o corpo não produz, como o ácido fólico, ômega 3 e vitamina B6. Dessa forma, precisa de certo cuidado com a suplementação. Por outro lado, a menopausa (mulher) e a andropausa (homem) podem exigir suplementações que contenham vitamina E, cálcio e ácido fólico, pois o organismo passa a ter dificuldade para absorvê-los.
Além disso, podem suprir demandas do organismo de pessoas fisicamente ativas ou não. Isso porque todo organismo necessita de micro ou macronutrientes, que nem sempre são adquiridos somente com uma alimentação equilibrada. O que vai diferenciar a necessidade de um indivíduo e outro é o metabolismo individual e o fluxo das atividades de cada um.
Nesse sentido, existem suplementos ideais para diversos objetivos, como: perder gordura, ganhar massa magra, favorecer a hipertrofia, dieta vegana e outros. Por exemplo, o whey protein, que muitas vezes é associado a um fluxo intenso de atividades físicas. Porém, nem sempre é o que realmente acontece.
Whey protein só serve para quem faz exercícios físicos?
A verdade é que o whey protein quando utilizado da maneira correta pode favorecer um corpo saudável e forte. Sendo assim, é uma boa alternativa para diversos tipos de pessoas e rotinas, basta adequá-lo às suas necessidades e dieta com um médico ou nutricionista.
Isso acontece porque esse suplemento reúne proteínas de alto valor biológico. Dessa forma, contém aminoácidos, que são moléculas que constituem as proteínas que o nosso organismo é incapaz de produzir. Por exemplo: enquanto no leite são encontrados 20% de proteínas, já no whey pode variar entre 35 e 90% na composição.
Por exemplo, há pesquisas que estudam a importância do whey protein em casos de pacientes com obesidade ou sobrepeso. Ou ainda, estudiosos apontam que esse suplemento pode ser benéfico em casos de sarcopenia em idosos.
Dessa forma, existem diversos usos diferentes para esse e outros suplementos, como o BCAA. Geralmente, esse aminoácido é utilizado antes e após o treino de diversas modalidades de exercícios de esforço repetitivo.
No entanto, ele também promove a otimização da reconstrução da fibra muscular através dos aminoácidos fornecidos por ele. Sendo assim, pode ser utilizado para auxiliar no ganho de massa magra.
A barra de proteína como uma aliada poderosa do dia a dia
As barras de proteína podem ser utilizadas de forma estratégica na rotina. Por exemplo, em um dia corrido, uma barrinha com maior quantidade de proteína pode substituir parcialmente uma refeição.
Ou ainda ajudam pessoas em diferentes tipos de dieta a matar a vontade de come doce. Isso porque já existem opções no mercado que são tão saborosas quanto uma sobremesa.
Sendo assim, é possível se alimentar bem de forma prática e deliciosa mesmo nos dias mais atarefados. Por fim, as barras proteicas também contribuem para diferentes aspectos da saúde ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência saudável e saborosa.
Importância da suplementação
Conforme mencionado, todos os organismos possuem necessidades nutricionais que variam de indivíduo para indivíduo. Nesse contexto, a suplementação desempenha um papel único.
Isso porque uma suplementação feita de maneira correta pode favorecer o bom funcionamento dos sistemas vitais. Dessa forma, promove a melhoria da imunidade natural e disposição para o dia a dia.
É necessário lembrar que o acompanhamento de um médico e/ou nutricionista é de fundamental importância. Afinal, é através dos exames de rotina e avaliação física realizados por esses profissionais que as carências nutricionais e a dieta ideal serão definidas.