Nutricionista dá dicas práticas de como tomar creatina corretamente para otimizar seus resultados. Confira:
A creatina é um composto formado a partir de aminoácidos, com papel importante na produção de energia para células musculares. Sua suplementação tem efeito cumulativo, ou seja, os benefícios são observados a partir da saturação dos estoques musculares, o que exige uso diário e consistente.
Apesar da popularidade, ainda existem muitas dúvidas sobre a forma correta de consumo: qual a dose ideal? Precisa de saturação? Existe um horário mais indicado?
Neste texto, Maria Eloisa, nutricionista da Nutrata, passou orientações gerais para incorporar a creatina de forma eficaz na sua rotina. No entanto, é importante ressaltar a importância de consultar um profissional para receber orientação personalizada e mais efetiva.
Confira:
Nutricionista responde perguntas sobre o uso da creatina
Creatina com água ou suco: qual a melhor opção?
“A creatina pode ser tomada tanto com água quanto com suco”, afirma a nutri Maria Eloisa. “A diferença é que, no caso do suco, principalmente os que são ricos em carboidratos, como o de uva, pode auxiliar na absorção. No entanto, se for consumida próxima a uma refeição, como o café da manhã ou o lanche da tarde, ela pode ser tomada com água, sem prejuízo na absorção”, complementa.
Antes ou depois do treino: quando tomar creatina?
“O principal ponto quando falamos de creatina é a constância”, destaca Maria. “Independente do horário que for tomado, o mais importante é utilizar todos os dias, para melhores resultados”, explica.
Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito?
“Os efeitos da creatina começam a ser percebidos após 2 a 4 semanas de uso contínuo”, informa a nutricionista. “Principalmente quando falamos do aumento de força em atividades de alta intensidade”, acrescenta.
É necessário fazer saturação da creatina?
“A fase de saturação foi muito usada no início dos estudos com creatina”, comenta. “Mas atualmente sabe-se que doses diárias de 3 a 5 g são suficientes para alcançar a saturação muscular em cerca de 3 a 4 semanas. Caso queira optar pela saturação, é importante informar seu nutricionista para uma avaliação”, orienta.
Pode tomar creatina e whey protein juntos?
“Sim”, afirma. “O whey fornece aminoácidos de rápida absorção importantes para a recuperação muscular, enquanto a creatina atua na melhora da performance.”
Qual a melhor creatina do mercado?
“A creatina monohidratada é a forma mais estudada, segura e eficaz”, destaca a nutricionista. “Outra característica que se destaca é a creatina micronizada, um processo que facilita a absorção. Quanto maior é o grau da creatina micronizada, menor é o tamanho de suas partículas”, complementa.
Pensando nisso, a Nutrata desenvolveu uma linha de creatinas de máxima excelência e pureza. Conheça nosso portfólio:
Creatinas Nutrata: máxima pureza e poder de absorção
Nutrata Creatin UP
- 100% monohidratada;
- Micronizada;
- Fácil diluição;
- Rápida absorção.
Clique aqui e compre no site Nutrata.
Nutrata Creatina Creapure
- 100% Creapure®;
- Tecnologia alemã (AlzChem Trostberg GmbH);
- Alto grau de pureza.
Clique aqui e compre no site Nutrata.
Nutrata Creatin UP 120 caps
- 100% monohidratada;
- Em cápsula;
- Praticidade para o dia a dia.
Clique aqui e compre no site Nutrata.