A FSSC 22000 é uma certificação em segurança de alimentos que faz toda a diferença na qualidade final do suplemento que você consome. Saiba mais:
A Nutrata é uma empresa comprometida com a qualidade de cada processo interno a fim de entregar ao consumidor final somente o que há de melhor no setor de suplementação. Por isso, cada produto passa por análises minuciosas desde a idealização até a comercialização.
A FSSC 22000 é uma certificação em segurança de alimentos que comprova a política rigorosa de qualidade da marca. Essa cultura vem sob influência do grupo Vaccaro, que possui uma longa lista de certificações e é referência em diversos setores de mercado.
Para explicar melhor a importância da FSSC 22000 na qualidade dos suplementos nutricionais, chamamos a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Nutrata, Damiana Dalminico, para uma entrevista. Veja mais:
Entrevista com a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento sobre a importância da FSSC 22000 para a suplementação
1. Qual é a motivação da nossa empresa em buscar a certificação FSSC 22000? Está relacionada a requisitos do mercado ou a um compromisso interno com a qualidade e segurança dos alimentos?
FSSC 22000 é um padrão reconhecido internacionalmente para sistemas de gestão de segurança de alimentos.
A Nutrata busca a excelência em tudo que se propõe a desenvolver para ofertar o melhor produto a seus consumidores, tanto na indulgência e apresentação quanto na garantia de qualidade e segurança. Portanto, a motivação da Nutrata em buscar essa certificação foi o compromisso interno com a qualidade e segurança do alimento.
A certificação contribui para estabelecer e manter processos robustos de controle de qualidade e segurança de alimentos. Ao adotar esse padrão, a Nutrata demonstra seu empenho em garantira produção de alimentos seguros e de alta qualidade para os consumidores.
A certificação também traz benefícios adicionais, bem como:
- Melhoria da eficiência operacional;
- Redução de riscos de segurança do alimento;
- Conformidade com regulamentações e legislações;
- Maior acesso aos mercados internacionais, contribuindo para o crescimento e sucesso da empresa.
2. Quais são os principais passos ou etapas envolvidos no processo de certificação FSSC 22000?
Podemos considerar 9 passos essenciais para o sucesso do processo até a obtenção e manutenção da certificação:
1 – Planejamento e preparação:
Definir um plano de ação com objetivos claros para a obtenção da certificação, envolvendo a alocação de recursos, definição de equipe de projetos e identificação das etapas necessárias para implementação.
2 – Conhecimento dos requisitos:
Ler e compreender a norma. A empresa deve estar familiarizada com os requisitos da FSSC 22000.
3 – Implementação do sistema de gestão:
Desenvolver e implementar o Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos, bem como:
- Definição de políticas e procedimentos;
- Identificação de perigos e análise de riscos;
- Estabelecimento de medidas de controle;
- Criação de planos de monitoramento;
- Designação de responsabilidades.
4 – Treinamento e conscientização:
Oferecer treinamentos sobre os requisitos da FSSC 22000 e boas práticas de segurança do alimento.
5 - Auditoria interna:
Avaliar a conformidade do sistema de gestão. Essa auditoria interna precisa:
- Ser independente;
- Revisar os processos;
- Verificar a eficácia das medidas de controle;
- Identificar as não conformidades.
6 – Ações corretivas:
Entrar com ações corretivas sobre as não conformidades que forem encontradas. Essas ações devem ser documentadas e sua eficácia deve ser verificada.
7 – Auditoria de certificação:
Contratar uma auditoria externa de uma organização de certificação credenciada depois que o sistema estiver implantado e rodando. Uma auditoria de certificação envolve revisão de documentos, entrevista com funcionários e inspeção no local.
8 – Aprovação e emissão do certificado:
Aguardar a emissão de um certificado oficial da organização de certificação após apresentar conformidade em todos os requisitos da FSSC 22000. Esse documento é válido por 3 anos e é renovado periodicamente.
9 – Manutenção e melhoria contínua:
Manter e atualizar o sistema de gestão em segurança do alimento.
3. Quais foram os principais desafios enfrentados durante o processo de certificação e como a empresa os superou?
A Nutrata já possuía um sistema de Gestão de Qualidade e segurança de alimentos bem estruturado e robusto. Portanto, conseguimos implantar o sistema e receber a certificação em menos de um ano.
Pertencemos ao Grupo Vaccaro, um conglomerado de empresas multisetoriais com uma “raiz” industrial muito forte e sólida. Essas indústrias já possuem diversas certificações, proporcionando uma cultura em sistemas de gestão e segurança muito bem difundida.
Entretanto, o maior desafio para a Nutrata foi, e certamente será para as demais empresas que desejarem se submeter ao processo de certificação, a conscientização e manutenção da cultura organizacional. Esse é um exercício constante que temos trabalhado regularmente com sucesso.
4. Quais benefícios a certificação trouxe para a nossa empresa em termos de qualidade, segurança dos alimentos e conformidade com os padrões internacionais?
O grande benefício é que a certificação FSSC 22000 estabelece um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos robusto e com requisitos rigorosos. Sendo assim, podemos garantir que a implementação de práticas em todo o processo produtivo atenda aos requisitos internacionais.
A certificação abre portas para novas parcerias nacionais e internacionais. Assim, aumentamos a confiança dos clientes em relação a qualidade dos nossos produtos e também abrimos novas portas para outros mercados.
Máxima qualidade, nutrição e sabor para você!
A Nutrata está sempre dois passos à frente quando o assunto é qualidade e inovação no desenvolvimento de suplementos nutricionais. A FSSC 22000 é mais uma comprovação do trabalho dedicado que realizamos diariamente para entregar o que há de melhor no setor para você.
Quer conhecer nosso catálogo completo de produtos? Clique aqui e confira!
Leave a reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.