Saiba como suplementar o ômega 3 com produtos de qualidade pode trazer diversos benefícios para sua saúde e dieta.
O ômega 3 é um importante nutriente que promove diversos benefícios para nossa saúde. Uma vez que o corpo humano não é capaz de produzi-lo, precisamos estruturar uma dieta que inclua o componente. Para isso, uma boa ideia é introduzir em sua alimentação ingredientes como salmão, atum e sardinha ou grãos como chia e linhaça.
Por outro lado, há ainda uma alternativa ainda mais fácil e acessível: suplementar o ômega 3. Hoje em dia, o mercado traz diversas tecnologias inovadoras que facilitam o consumo do importante nutriente. No entanto, é preciso estar atento a qual é a melhor opção para você. Vejamos:
O que é ômega 3?
O ômega 3 é uma cadeia de três grupos de substâncias conhecidas como ácidos graxos essenciais. Em outras palavras, é uma combinação de gorduras (lipídios) muito importantes para diversos aspectos da nossa saúde.
Os 3 tipos de ômega 3
Ácido Docosa-hexaenóico (DHA): esse é um lipídio importante para o cérebro, pois é a principal matéria-prima da massa cinzenta.
Ácido Eicosapentaenóico (EPA): auxilia na melhora de diversas doenças, bem como artrite reumatoide, obesidade e doenças vasculares. Além disso, reduz inflamações no corpo.
Ácido Alfa-linolênico (ALA): esse nutriente é benéfico para saúde dos olhos, pois preserva os vasos sanguíneos da região ocular. Ademais, contribui para o combate ao câncer.
Para que serve o ômega 3?
O ômega 3 pode ser indicado para diversos momentos da nossa vida. Segundo a nutricionista Camila Dias, Head de Nutrição da Nutrata, ele pode auxiliar:
- No controle do colesterol e trigricérideos;
- Em dietas de emagrecimento;
- Como suporte na imunidade;
- Na saúde das articulações, músculo e até mesmo dos olhos;
- E muitos outros benefícios.
Quando tomar suplementos de ômega 3?
Nosso corpo pode enviar diferentes sinais para mostrar que algo não está certo. Em alguns casos, a solução pode ser entrar com a suplementação deste nutriente A nutricionista afirmou ainda que esses são alguns problemas que podem ser atenuados com o uso adequado desse nutriente:
- Dor nas articulações;
- Falta de concentração;
- Pele opaca;
- Cabelo sem vida;
- Fadiga.
No entanto, antes de incluir este nutriente na sua dieta, é fundamental contar com a opinião de um especialista. Dessa forma, você saberá exatamente em que quantidades e com qual frequência fazer o uso conforme suas necessidades.
Os 4 passos para escolher o melhor ômega 3 segundo a nutri Camila Dias
1. A cor da embalagem
O ômega 3 possui uma estrutura química muito sensível. Por isso, o ideal é que a embalagem do produto seja escura para evitar a exposição à luz. Assim, não ocorre a oxidação lipídica do suplemento. Ou seja, não danifica ou compromete a estrutura do nutriente.
2. Concentração de EPA e DHA
A suplementação promove maior suprimento de ácidos graxos poliinsaturados EPA e DHA na dieta. Então, quanto maior a concentração desses nutrientes, mais puro e eficaz será o produto.
3. Vitamina E
A relação entre a vitamina E e ômega 3 é uma via de mão dupla. Isso porque a vitamina E facilita o desempenho das funções do ômega 3. Por outro lado, o ômega 3 auxilia na absorção da vitamina E. Por isso, essa é uma troca muito positiva entre os nutrientes.
4. Certificação IFOs
A maior referência para a garantia de um ômega 3 mais puro e livre de metais pesados é o selo do Programa International Fish Oil Standarts (IFOS). Desde 2004, ela assegura os mais altos padrões de qualidade, pureza e segurança do suplemento.
O poder do ômega 3 em qualquer momento da vida
A nutri Camila separou alguns exemplos para mostrar como este nutriente pode auxiliar em diversos momentos da vida. Saiba mais:
Gestantes
- Contribui no desenvolvimento cerebral e visual do feto;
- Contribui para reduzir o risco do parto prematuro;
- Auxilia na redução da incidência de pré-eclâmpsia e depressão pós-parto;
- Favorece o desenvolvimento cognitivo e comportamental da criança.
Lactante
- O ômega 3 ingerido pela mãe é transferido para o bebê através do leite materno, beneficiando seu desenvolvimento;
- Favorece o desenvolvimento cognitivo e visual do bebê;
- Contribui com a redução do risco de alergias e doenças inflamatórias;
- Auxilia na redução do risco de depressão pós-parto melhorando o humor e a qualidade de vida da mãe durante o período de amamentação.
Idosos
- Auxilia na redução do risco de doenças cardiovasculares;
- Contribui para reduzir a dor e a inflamação nas articulações;
- Ajuda a melhorar a memória, o raciocínio e a capacidade de concentração.
Benefícios para toda a família
- Favorece a saúde cerebral e função cognitiva;
- Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares;
- Auxilia na redução do colesterol e triglicerídeos plasmáticos;
- Atua como suporte para a imunidade e processos anti-inflamatórios.
Os 5 benefícios do ômega 3
Saiba mais benefícios que a nutricionista Camila Dias separou:
1. Protege contra doenças cardiovasculares
Pesquisas mostram que pessoas que suplementam ômega 3 têm menos chances de morte por doença cardiovascular, como ataque cardíaco e AVC. Seus benefícios incluem:
- Reduz a pressão sanguínea;
- Melhora a frequência cardíaca;
- Otimiza a função dos vasos sanguíneos;
- Diminui a formação de coágulos;
- Aumenta o colesterol “bom”, o HDL, e reduz o “ruim”, o LDL.
2. Previne doenças inflamatórias
O ômega 3 reduz a produção de substâncias inflamatórias como os eicosanoides e as citocinas. Por isso, o nutriente é um importante aliado no tratamento de, por exemplo, doença inflamatória intestinal, artrite reumatoide e até mesmo asma.
Nesse sentido, também é capaz de auxiliar no combate de inflamações provocadas por doenças autoimunes. Isso acontece através da otimização da ativação das células de defesa e processos anti-inflamatórios.
3. Melhora o funcionamento cerebral
O ômega 3 auxilia no aumento da capacidade de aprendizado e memória. Além disso, o nutriente contribui para:
- Combate a depressão;
- Prevenção do Alzheimer;
- Controle de déficit de atenção e hiperatividade.
4. Melhora a qualidade da pele
Auxilia também na saúde da membrana celular. Por isso, promove diversos benefícios para a pele, tais como:
- Maciez;
- Hidratação;
- Flexibilidade;
- Redução das marcas de expressão.
5. Melhora o rendimento muscular
Para os adeptos a uma vida fisicamente ativa, temos uma boa notícia para você. O ômega 3 reduz a inflamação muscular causada pela prática esportiva, acelerando a recuperação pós-treino e aumentando o rendimento das atividades.
O suplemento de ômega 3 mais completo do mercado
Ao escolher o suplemento de ômega 3, é importante prestar atenção no grau de pureza e poder de absorção do produto. Para isso, consulte sempre a tecnologia utilizada na extração do nutriente.
A exemplo disso, é possível citar o Omega Ultra TG da Nutrata. O suplemento é extraído de peixes de águas frias e profundas com alta concentração de EPA (748 mg) e DHA (466 mg) por dose. Isso significa que o índice de pureza, capacidade de absorção e qualidade do produto são muito altos.
Além disso, o Omega Ultra TG possui maior biodisponibilidade de absorção devido à moderna tecnologia patenteada de destilação molecular e reesterificação do óleo de peixe. Com essa solução Nutrata, você garante todos os benefícios do ômega 3 com maior facilidade e efetividade.
Por que escolher o ômega TG?
O ômega 3 pode ser comercializado na forma de EE (Etil Éster) e TG (Triglicerídeos). A fórmula TG apresenta até 70% mais aproveitamento e 30% mais absorção quando comparada ao EE. Dessa forma, o tipo de formulação é muito importante para obter resultados mais eficientes.
O melhor ômega 3 está na Nutrata
Quando o assunto é nutrição, a Nutrata é referência. Quer garantir uma vida mais saudável, prática e saborosa? Clique aqui e conheça nosso portfólio completo de suplementos nutricionais .