Mulher com roupas, óculos e touca de natação mergulhando em piscina olímpica para simbolizar o Triathlon.

História do triathlon e Ironman

O triathlon é um esporte olímpico que se popularizou nos últimos anos. O Ironman é uma modalidade rigorosa que exige muito dos competidores. Saiba mais sobre como elas surgiram:

O triathlon, esporte olímpico, é conhecido ao redor do mundo. Sua longa prova, composta por natação, bicicleta e corrida, leva os atletas a condições extremas. Após o início da prova, os atletas apenas param para trocar o equipamento, com o tempo de troca contando na prova.

Com seu início na Califórnia, na década de 70, logo foi se aprimorando e tomando novas formas. A mais famosa é o IRONMAN, evento específico de triathlon com a maior distância – 3,8km de natação, 180km de ciclismo e para finalizar, 42,2 km de corrida, uma maratona inteira. Com a competição mundial no Hawaii, o tempo limite de prova é 17 horas, com tempo de corte em cada prova.

Como surgiu o triathlon

Em 1974, foi organizado o primeiro evento por atletas locais na Califórnia. Um clube de esportes, aos atletas voltarem das férias, passavam por um teste de seus treinadores. O teste consistia em nadar 500 metros, pedalar 12 km e correr 5 km. A animação foi tanta, que no ano seguinte os atletas pediram pra repetir, porém com a presença de salvas vidas da cidade.

Alguns anos depois, em 1989, foi criado o International Triathlon Union (ITU), em Avignon, França. Com a formalização do esporte, em 2000 estreou nas olimpíadas, em Sydney, Austrália, em sua forma oficial: 1500 metros nadados, 40km de bicicleta e 10km corridos, com os números baseados nas disciplinas individuais nas olimpíadas. Homens normalmente terminam a prova em 1h50, e mulheres um pouco mais de 2h.

Atualmente, o esporte conta com diferentes tipos, como o sprint, que envolve corrida de 1 km, ciclismo de 25 km e corrida de 5 km. Outros tipos são o olímpico, longa distância, mixed relay e ultra.

Hoje, conta com circuito mundial, culminando em uma grande final. Os eventos World Triathlon Series e Copa do Mundo de Triathlon, chegaram a ter 20 provas em uma temporada. Atualmente, a WTS mantém 8 etapas, e a Copa possui 16 etapas, em todos os continentes.

Como surgiu o Ironman

Em 1975, um casal californiano, que havia participado do evento inicial em San Diego, se mudou para o Hawaii. Dois anos depois, após ajudar a planejar uma corrida sprint, o casal começou a pensar em levar a prova para o Hawaii, como algo para atletas de resistência. Após definirem os locais, o casal disse que “Quem terminar primeiro, vamos chamá-lo de Iron Man.”

Em 1978, o primeiro evento foi realizado, tornando-se uma tradição anual. Em 1980, foi transmitido na TV pela primeira vez, e dois anos depois um momento emocionou o país, quando a estudante Julie Moss caiu poucos metros antes da linha de chegada, e se arrastou até o fim.

Hoje, o IRONMAN é uma das provas mais famosas do mundo do esporte, com eventos ao redor do mundo, e diversas modalidades. O sonho de ouvir “você é um IRONMAN” ressoa na mente de atletas, e muitos se esforçam para chegar ao topo.

Com tempos de corte em cada prova, o evento é muito exigente – a natação deve ser completa em até 2h20 após o início, o ciclismo 10h30, e a corrida se junta com o tempo total do evento, com os participantes que não finalizarem em até 17h sendo desclassificados.

Contando com três diferentes tipos de evento, sendo eles o 5150, com 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, o 5150 é o ideal para começar no mundo IRONMAN. Outra opção é o IRONMAN 70.3, que consiste em meia distância da prova final. Por fim, há o evento IRONMAN, o maior desafio de todos.

No Brasil, as inscrições para o IRONMAN 2024 em Florianópolis já estão abertas. Mas atenção: a prova será entre abril e maio. E, neste caso, não adianta correr de última hora.

Mulher com roupas de academia segurando barrinhas de proteína Proto Bar.

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário