O Mr. Olympia é um dos principais campeonatos de fisiculturismo profissional do mundo. Conheça mais sobre o título e alguns ícones que concorreram ao prêmio:
Mr. Olympia, o principal campeonato de fisiculturismo profissional do mundo, é considerado a mais alta honraria da modalidade. Seus participantes devem vencer um campeonato profissional durante a temporada, fazendo com que o evento seja uma competição entre campeões.
O fisiculturista Joe Weider criou o evento em 1965. Desde lá, o torneio já levou diversos nomes à fama mundial. Há mais de cinquenta anos, a competição é uma das mais renomadas, sinônimo de excelência no mundo Fitness. Com onze divisões, atletas ao redor do mundo se encontram para uma chance de conquistar a honraria máxima.
Conheça alguns ícones da competição
Em seus 58 anos de história, o Mr. Olympia alavancou diversos de seus participantes a verdadeiros ícones: Arnold Schwarzenegger, Lee Haney, Ronnie Coleman, entre outros, são sinônimos com excelência no mundo do fisiculturismo. Além disso, outros nomes, como Chris Bumstead e Ramon Dino, também estão criando seu legado.
Arnold Schwarzenegger
Conhecido mundialmente por seus filmes de sucesso, carreira política e por sua história de fisiculturismo, Schwarzenegger redefiniu o esporte nos anos 70, ao ganhar consecutivamente entre 1970-75 e em 1980.
Seu físico e sua dedicação servem de inspiração para milhões de pessoas ao redor do mundo. Sendo assim, ele é considerado uma das figuras mais importantes na história do esporte. Sua primeira tentativa no Mr. Olympia, em 1969, o levou ao segundo lugar. No ano seguinte, Arnold voltou e se consagrou como campeão pela primeira vez.
Até hoje, Arnold é visto como um exemplo a ser seguido. Clique aqui para conferir diversas dicas do campeão.
Lee Haney
Lee Haney foi oito vezes campeão do Mr. Olympia, ganhando de 1984 até 1991. Em toda sua vida, conta com mais de trinta anos de envolvimento com o fisiculturismo, como atleta, coach, e apresentador de TV.
Como uma das figuras mais populares da vida fitness nos Estados Unidos, Lee Haney contou sua história em sua autobiografia. No livro, ele descreve o treinamento físico e psicológico que manteve para chegar ao topo.
Em 2006, recebeu de Arnold Schwarzenegger o prêmio Lifetime Achievement por suas contribuições. Atualmente, ele lança o Lee Haney Games e oferece conselhos para quem almeja participar de competições.
Ronnie Coleman
Ronnie Coleman, o Rei do Fisiculturismo, venceu o Mr. Olympia oito vezes consecutivas entre os anos de 1998 e 2005. Assim, alcançou o título de Lee Haney como o atleta com mais vitórias consecutivas na história.
Nascido em Louisiana, foi inspirado por um colega de trabalho a começar a treinar. Ao se registrar em uma academia, o dono ofereceu a Ronnie assinatura vitalícia e gratuita se o dono pudesse treinar Ronnie para o evento Mr. Texas. Neste evento, levou o primeiro lugar nas categorias peso pesado e geral.
Em 1992, começou sua jornada rumo ao Mr. Olympia, subindo posições ano após ano até alcançar o primeiro lugar em 1998. Atualmente, mesmo com dores após diversas cirurgias, seu sonho é voltar a treinar como antes. Para isso, possui uma constante rotina de exercícios para ajudar em sua recuperação.
Chris Bumstead
Canadense de 28 anos, Chris Bumstead coleciona cinco títulos consecutivos e é um dos principais nomes do esporte desde 2017. Nas redes sociais, também é conhecido como CBUM.
Com 14 anos, entrou para o mundo do levantamento de peso. Sua ascensão foi brevemente interrompida em 2018, quando seis semanas antes da competição, foi hospitalizado com Doença de Berger. Apesar de incurável, Chris Bumstead conseguiu conciliar sua doença e paixão e logo retornou ao torneio.
Nas duas últimas edições, Bumstead teve a surpresa de Ramon Dino, um atleta brasileiro. Ramon ficou em segundo lugar e é visto como uma ameaça a Chris. Nas redes sociais, os fãs se dividiram em torcidas ansiosos parasaber se Dino conseguiria tirar o título do bodybuilder canadense.
Ramon Dino
Ramon Rocha Queiroz, o “Dinossauro do Acre” ou “Dino”, é um dos maiores atletas de fisiculturismo do Brasil na atualidade. Ele compete na divisão Classic Physique e é a grande aposta dos fãs.
Antes de sua estreia profissional, Dino passava por dificuldades financeiras. O atleta conta que que durante sua preparação, sua dieta consistia de arroz e ovo. No entanto, não desistiu de suas metas, e em 2018 estreou no Olympia Amateur Brasil.
Com seu retorno em 2021, na Europa Pro, Ramon Dino está construindo sua história no fisiculturismo não apenas no Brasil, mas no mundo. Em 2022, ficou em segundo lugar, perdendo apenas para Chris Bumstead.
Neste ano, 2023, Ramon Dino participou novamente de um Mr. Olympia acirrado. Por fim, ficou em segundo lugar, perdendo para Chris Bumstead.
Mr Olympia 2023: brasileiros na competição
Francielle Mattos se consagra tricampeã na categoria Wellness
A paranaense fisiculturista profissional Francielle Mattos, conhecida como “Ferrari Humana”, venceu pela terceira vez consecutiva na divisão Wellness do Miss Olympia. A tricampeã se destacou por sua simetria, divisão muscular e postura nas postura. Foi ainda destacado o volume de suas coxas e glúteos.
Ramon Dino leva o segundo lugar
Em 2023, o Mr. Olympia aconteceu dos dias 2 a 5 de novembro. A competição contou com onze divisões e vários atletas mundiais. Dentre os 33 brasileiros participantes, estava o acriano Ramon Dino de 28 anos. O público estava ansioso e com expectativas altas sobre ele, mas o CBUM levou para casa novamente o então o quinto Mr. Olympia consecutivo.
Para 2024, o bodybuilder brasileiro prometeu em suas redes sociais a voltar e levar o título para casa. CBUM, por outro lado, afirmou estar orgulhoso não só de ter vencido, mas também de não ter sacrificado quem ele era para se manter no topo.