Está pensando em fazer o curso de nutrição? Confira tudo sobre essa profissão que está crescendo cada vez mais no mercado:
O Dia do Nutricionista é comemorado no dia 31 de agosto e ressalta a importância do profissional capacitado para atuar na saúde humana através da nutrição e alimentação. Em 1949, nesse mesmo dia, foi criada a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), que depois passou a se chamar Federação Brasileira das Associações de Nutricionistas – FEBRAN.
No curso de Nutrição, o aluno estuda a ciência da alimentação e desenvolve a habilidade de entender como criar boas opções de refeições para diferentes tipos de pessoas e dietas sem que haja restrições desnecessárias. Quer saber mais sobre essa profissão tão nobre? Confira:
O que um nutricionista faz?
O nutricionista possui diversas responsabilidades. Dentre elas, a principal é planejar, executar e avaliar assuntos relacionados à alimentação. Dessa forma, estudam a saúde humana sob o viés da nutrição e alimentos.
Quais são as especializações dentro da nutrição?
Os nutricionistas podem atuar em diversas frentes. Conheça algumas delas:
Nutrição clínica
Essa é uma área voltada para auxiliar, prevenir e tratar doenças, bem como manter o bem-estar do paciente. Sendo assim, o profissional trabalha planejando programas de reeducação alimentar para diversos tipos de casos e tratamentos.
Nutrição esportiva
Essa especialidade trabalha no atendimento a atletas, pessoas que exercem atividades físicas de maneira de regular e aqueles que desejam aumentar o rendimento e/ou mudar composição corporal.
Indústria
O nutricionista é uma peça fundamental nas etapas de industrialização de alimentos e pode fazer parte de diversos projetos. Por exemplo:
- Desenvolvimento de novos produtos;
- Rotulagem;
- Implementação de regras sanitárias.
Saúde pública
Os profissionais que atuam na área de saúde pública são responsáveis por desenvolver programas de nutrição para a população. Nesse contexto, trabalham, por exemplo, no planejamento de cardápios e suplementação alimentar para instituições de ensino e centros de saúde.
Ensino
Se optar por essa área, será responsável por preparar e ministrar cursos e aulas na área de nutrição. Nesse caso, poderá ensinar em instituições de ensino superior, técnico ou cursos livres.
Pesquisa
A área de pesquisa é muito ampla. Por isso, é possível trabalhar em laboratórios de pesquisas alimentares, universidades e centros científicos. Dentre as diversas possibilidades de temas, podemos citar a investigação dos nutrientes e propriedades dos alimentos. Além disso, o estudo dos hábitos alimentares e estado nutricional da população.
Onde posso atuar como nutricionista?
Há diversas opções e locais de atuação para o nutricionista. Com base nas especializações que passamos no tópico anterior, alguns locais de trabalho são:
- Clínicas e hospitais;
- Consultório particular;
- Saúde pública;
- Escolas e instituições educacionais;
- Indústria alimentícia;
- Instituições de pesquisa e ensino.
Como está o mercado de trabalho para nutrição?
A oferta de empregos pode variar bastante dependendo da região e área de atuação escolhida pelo profissional. No caso de áreas mais concorridas, como nutrição clínica e esportiva, pode haver maior concorrência.
Nesse caso, é necessário buscar bons cursos profissionalizantes e especializações para se destacar no mercado. Além disso, com o crescimento das redes sociais como ferramenta profissional, vemos também um aumento de nutricionistas divulgando seus serviços em plataformas digitais.
No geral, essa é uma área que abre diversos caminhos. Porém, assim como qualquer outra atividade, é necessário analisar o que outros profissionais estão fazendo e buscar formas de se diferenciar para estar sempre à frente.
Depoimentos de nutricionistas da Nutrata
“Eu sou nutricionista há 15 anos e já atuei em diversas áreas diferentes como nutrição hospitalar e merenda escolar. Mas foi no marketing que consegui unir minhas paixões: a escrita e a nutrição. Desde nova sempre gostei de escrever por lazer e quando percebi a oportunidade de usar essa habilidade de forma mais lapidada para despertar o interesse de compra por produtos e serviços, fiz um curso de copywriting para aprender algumas técnicas.
Estou sempre em busca de praticar argumentações respaldadas por base científica, encontro no marketing uma maneira de fomentar conexões nutritivas através de conteúdos educativos e informativos. Mesmo tendo como objetivo o convencimento do consumidor ou dos formadores de opinião, não abro mão dos princípios éticos e morais que permeiam a minha profissão: nutricionista.”