Na imagem, diversos vegetais que são fonte de proteína. Ao meio, uma lousa escrito "proteína" em inglês.

Saiba mais o que é proteína vegetal e se essa é uma boa opção para ganho de força e massa muscular 

Suplementos de proteína vegetal ganham cada vez mais força entre pessoas interessadas em emagrecimento e definição muscular. Isso porque essa é uma alternativa válida para o público vegetariano, vegano, com intolerâncias ou simplesmente antenado nas tendências do mundo da vida saudável.  

No entanto, há ainda muitas dúvidas em relação as diferenças entre proteínas de origem vegetal e animal e se uma é mais eficaz do que a outra. Mas não se preocupe! Vamos acabar de uma vez por todas com esse dilema. Vem com a gente:

O que é proteína vegetal?

Quando falamos em proteína, é comum pensarmos primeiro em produtos de origem animal. Nesse sentido, podemos citar a carne bovina, de frango, suína, peixes, ovos e até o whey protein, que é extraído do soro do leite.  

No entanto, existem também vegetais ricos em proteínas, bem como a ervilha e amêndoas. Essas são alternativas excelentes tanto para enriquecer a sua dieta com uma variedade maior de nutrientes como também para substituir alimentos de origem animal. 

Pensando nisso, o mercado de suplementos nutricionais desenvolveu produtos à base de proteína vegetal, utilizando, por exemplo, a alfarroba como matéria-prima.  O benefício dessas soluções é a possibilidade de consumir a quantidade de proteínas necessárias por dia com maior facilidade e praticidade.

Proteína vegetal x animal: têm diferença? 

Alimentos de origem animal possuem alto valor biológico, pois oferecem todos os aminoácidos essenciais necessários para a produção de proteína em boas quantidades. Já os de origem vegetal não possuem a mesma eficácia, pois são deficientes em pelo menos um aminoácido, aponta Eduardo Reis, membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE). 

Outra diferença está na palatabilidade ou, em outras palavras, no sabor das proteínas de origem vegetal. Esse é um desafio para empresas de suplementos nutricionais, pois esses produtos possuem uma textura que pode não ser tão agradável quanto aos à base de whey protein. 

Então é errado falar “whey protein vegano”?

Sim! Isso porque o whey protein é exclusivamente a proteína extraída do soro do leite, sendo esse um produto de origem animal. Por isso, soluções proteicas à base de planta são, na verdade, chamadas de proteína vegetal. 

Por fim, já existem produtos no mercado que apresentam nível de qualidade compatível aos de suplementos de whey. Nesses casos, são utilizadas tecnologias que enriquecem os aminoácidos extraídos de vegetais. Por isso, essa é uma excelente opção para quem busca uma alternativa viável aos produtos de proteína de origem animal.  

É possível utilizar suplementos proteicos à base de planta para definição muscular?

Sim! Segundo Hamilton Roschel, professor e coordenador do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição da Universidade de São Paulo (USP), ainda que a proteína vegetal seja deficiente em pelo menos um aminoácido, o ganho de massa magra é possível através de uma alimentação balanceada, variando as fontes de proteína em cada refeição. 

O Professor conduziu ainda uma pesquisa que mostrou que os ganhos na hipertrofia em pessoas que consomem fontes vegetais e animais e as de indivíduos veganos foram os mesmos desde que fossem realizados treinamentos de força e que a quantidade de proteína consumida fosse a mesma. O resultado mostrou que pessoas que consomem só proteína de fonte vegetal precisam consumir cerca de 40% a mais que o outro grupo.   

Por isso, nesses casos, a suplementação é fundamental, pois auxilia o aporte proteico, garantindo que o ganho de massa muscular ocorra com maior facilidade. A dica é buscar por produtos tecnológicos que tragam ao mesmo tempo sabor e nutrição para sua dieta.  

Solução plant based para quem busca produtos proteicos de origem vegetal

A Protein Plant da Nutrata é um suplemento proteico de origem 100% vegetal que combina a proteína isolada da ervilha e arroz. Saiba mais sobre a solução:  

  • De 21 g à 22 g de proteína por dose;
  • 2 fontes vegetais: proteína isolada da ervilha e do arroz;
  • 4,4 g de BCAAs;
  • Fonte de B12;
  • Livre de edulcorantes artificiais e aditivos;
  • Dilui fácil;
  • Boa digestibilidade.

Sendo assim, o Protein Plant da Nutrata é uma excelente alternativa para os que buscam proteínas de origem vegetal. Isso porque é enriquecido com vitamina B12 e BCAAs, garantindo maior excelência para o suplemento.  

Além disso, diferente de outros produtos proteicos de origem vegetal, o Protein Plant não perde nada quando o assunto é palatabilidade. Pelo contrário: o suplemento de proteína vegetal da Nutrata conquista o público pela sua qualidade, praticidade e sabor inigualável

Conte com a Nutrata diariamente para alcançar suas metas

Não importa quem você seja. Na Nutrata, nossa maior missão é ajudá-lo a alcançar diariamente as suas metas. Vamos juntos?

No banner clicável, temos o Fiber 3 da Nutrata e o texto "três tecnologias a favor da sua saúde".

By Equipe Nutrata

Marca de suplementos reconhecida por SABOR, QUALIDADE e NUTRIÇÃO.

Related Post

Deixe um comentário