A lenda do Açaí e seus benefícios

Desjejum, Sobremesa e Ceia: Whey Grego vai bem toda hora!
13 de março de 2018
Exibir tudo

A lenda do Açaí e seus benefícios

Diz a Lenda, que há muitos anos atrás, no meio da floresta amazônica onde se hospeda agora a cidade de Belém-PA, vivia uma populosa tribo indígena. Com o passar do tempo, conforme ia aumentando a população da tribo, começou a faltar alimento. Foi então, que o Cacique, Itaki, tomou uma cruel decisão para controlar a natalidade, toda criança que nascesse a partir daquele momento seria sacrificada para que não faltasse alimento aos mais velhos. Porém, a filha do cacique, Iaçá engravidou e o mesmo não voltou atrás, sacrificou a própria neta após o nascimento. Inconformada, Iaçá chorava dia e noite, pedindo aos deuses uma solução para o fim daquele sofrimento.

Certa noite, ela ouviu fora de sua oca, um choro de criança, saiu para ver e avistou sua filhinha ao lado de uma grande palmeira, logo correu para abraçá-la, mas a mesma sumiu entre seus braços. Iaçá então, agarrou-se a palmeira e chorou noite adentro até desfalecer. No outro dia pela manhã, seu pai a encontrou morta com um leve sorriso em seu semblante e o rosto virado para o alto da palmeira. Lá no alto da grande palmeira, avistaram um cacho repleto de frutinhas negras, ele mandou que apanhassem e desde então esse fruto nutritivo alimenta o povo de Itaki e todo o restante da Amazônia. Ao fruto deu o nome de Açaí, em homenagem à filha, já que é derivado de seu nome ao contrário, Iaçá.

Considerando a riqueza desse fruto nativo, dentre os principais benefícios de seu consumo destaca-se:

-Potencial atividade antioxidante;
– Regulação da função imunológica e circulatória;
– Melhora do aspecto estético da pele;
– Auxílio na recuperação muscular pós treino;
– Estímulo do sistema digestivo, beneficiando a saúde intestinal.

O problema é encontrar o produto sem conservantes ou aditivos para se beneficiar de seu consumo. A maior parte das vezes estão repletos de conservantes e açúcares. Dessa forma, a Nutrata traz para o mercado, o Puro Açaí, 100% polpa do fruto em pó obtido através de um moderno processo de liofilização a frio, chamado Window Dryer. Esse processo, promove a desidratação do fruto em temperaturas ideais para manutenção das características do mesmo. Após a colheita, os frutos são armazenados a -27ºC e desidratados por sublimação na câmara Window Dryer, preservando naturalmente o sabor e as propriedades antioxidantes do açaí, sem a presença de aditivos ou adoçantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *